12 de abril de 2016 - POR Agência Minas Gerais

Vice-governador destacou papel do Estado no desenvolvimento da economia da agricultura e pecuária mineira

O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, participou neste sábado (30/4), em Uberaba, Território Triângulo Sul, da abertura da 82ª Expozebu, um dos maiores e mais tradicionais eventos agropecuários do país. Andrade destacou o papel do Estado para impulsionar o desenvolvimento da economia mineira na área da agricultura e a pecuária.

“Todos nós sabemos da importância da agricultura para Minas Gerais. Promover debates e estudos em torno da genética e da tecnologia tem gerado um ganho significativo na nossa produtividade da pecuária. E isso faz parte do papel singular desse evento. O objetivo do governo de Minas Gerais é justamente participar desse processo como impulsionador e promovedor de desenvolvimento”, afirmou o vice-governador, ressaltando a importância da parceria do Estado com as entidades do setor.

Ainda em seu discurso, Antônio Andrade valorizou os números da produção mineira, que é responsável por quase 26% da produção de leite no país. Os números nacionais também ganharam destaque, como a segunda colocação na produção de carne bovina no mundo, com a participação de 16,2% no mercado mundial. “São iniciativas como essa da Expozebu que fazem do nosso Estado uma potência do agronegócio”, disse.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABZC), Luiz Cláudio Paranhos, destacou a força do agronegócio e a disposição do setor para retomar o crescimento econômico do país. “O setor é responsável por mais de 40% das exportações brasileiras. É o setor que alimenta não somente as pessoas, mas também, como fornecedor de matérias-primas ou consumidor, as indústrias de alimentos; de máquinas, veículos e equipamentos; do vestuário; do calçado; da celulose; do couro; de móveis; da construção civil; de insumos agrícolas; farmacêutica e várias outras, além de inúmeras atividades comerciais e de serviços. Estamos realizando o antigo sonho de transformar o Brasil no principal celeiro do mundo”, discursou.

Já o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, destacou as características do município, responsável pelo maior Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio de Minas Gerais. “Uberaba é capital brasileira do agronegócio, cidade inovadora. Desde os anos 1930 busca no conhecimento o caminho para o progresso”, disse. Convênio

O vice-governador, Antônio Andrade, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castelo Branco, assinaram, durante o evento, junto à prefeitura de Uberaba, convênio de doação de áreas do Distrito Industrial I e Distrito Industrial III para o município. São mais de 80 lotes para a instalação de novas empresas. Também participaram do evento os ministros Aldo Rebelo, de Defesa, e Josélio de Andrade Moura, de Integração Social; senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos e representantes de entidades do setor.