Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Antônio Andrade  

Natural de Patos de Minas, é vice-governador e grande defensor dos direitos dos cidadãos mineiros

Vice­-governador Antônio Andrade  

Biografia

Antônio Eustáquio Andrade Ferreira nasceu em 18 de junho de 1953, no município de Patos de Minas (MG). É filho de Antônio Alves Ferreira e Conceição Andrade Ferreira. É casado, possui três filhos e um neto. É produtor rural e engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

É filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB desde 1987, do qual é o atual presidente em Minas Gerais, estando em seu segundo mandato. Mantém esta única filiação partidária, desde o início de sua carreira política.

Foi presidente do sindicato rural e prefeito do município de Vazante/MG, deputado estadual por três mandatos e deputado federal por dois mandatos.

Também foi Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e no cargo, enfrentou o desafio de gerir políticas públicas do Governo Federal para o setor que muitos especialistas apontam como o mais importante da economia brasileira.

Na Assembleia Legislativa, participou da direção do legislativo e foi líder do governo Itamar Franco nos anos de 2001 e 2002. Também foi membro de importantes comissões, como a de Administração Pública, Agropecuária e de Defesa do Consumidor.

Desde que se tornou deputado federal, pertenceu à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, onde ocupou ainda, a presidência da Comissão de Finanças e Tributação.

Durante sua vida pública, acompanhou de perto dificuldades, soluções e resultados vinculados ao setor agrícola. Sempre fiel a essa bandeira, Antônio Andrade também priorizou as melhorias na saúde e na educação.

Foi responsável por importantes conquistas para o Estado como, por exemplo, a instalação, em Paracatu, do campus da Universidade Estadual de Montes Claros, e em Unaí, do campus da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

Com uma atuação parlamentar sempre pautada na ética e na lisura do processo político democrático, Antônio Andrade luta pelos direitos de seus concidadãos mineiros.

Como deputado, as regiões de maior atuação política em Minas Gerais são: Noroeste de Minas, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Centro Oeste.

Em 2014, Antônio Andrade foi eleito vice-governador de Minas Gerais, ao lado do governador Fernando Pimentel.